5 dicas para comprar apartamento na planta do jeito certo

Está em busca de adquirir um apartamento na planta? Confira 5 dicas do que avaliar para realizar o negócio dos seus sonhos!


Comprar um apartamento na planta é uma ótima forma de investir seu dinheiro e sair do aluguel. É um momento único para você e sua família garantir o imovel dos sonhos. Além disso, esse tipo de investimento pode trazer muitas vantagens 


Para adquirir um imóvel na planta é necessário ficar atento a diversos fatores durante todo o processo, como conhecer a empresa responsável pela obra, a localização do imóvel e outros detalhes. Para te ajudar nesta escolha tão importante, trouxemos dicas para você comprar o apartamento dos sonhos do jeito certo. Acompanhe!


O que é comprar um apartamento na planta?

Para quem está planejando uma nova vida, e pretende adquirir um imóvel para morar deixando definitivamente o aluguel, comprar um apartamento na planta é uma excelente opção para reduzir os custos no momento de compra. 

Comprar um apartamento na planta é adquirir um imóvel que está ainda em fase de construção ou até mesmo antes de iniciar a obra. Desta forma, é preciso levar em consideração que a compra de um imóvel na planta é para quem não tem pressa em se mudar, pois o imóvel está no projeto e não está pronto para morar. 

Essa opção tem condições e prazos diferentes de imóveis que já estão prontos, por isso, pode facilitar a vida das pessoas que estão pensando em comprar seu primeiro imóvel. 

Como toda compra tem seus riscos, é preciso cuidado e atenção no momento de aquisição do apartamento na planta, para garantir a realização do sonho do imóvel dos sonhos. 


Vantagens de comprar o apartamento na planta

Comprar um novo lar direto na planta tem suas vantagens principalmente pelo valor do imóvel ter um preço mais acessível do que apartamentos que já estão prontos. O valor pode ser até 20% menor que um imóvel novo que já foi concluído, além disso a entrada do imóvel pode ser parcelada até a entrega das chaves. 

Outra vantagem é que comprar na planta garante ao cliente adquirir um imovel com instalações novas e modernas, possibilitando a economia por um tempo na questão de manutenção do apartamento. 

Confira nossas dicas e faça a melhor escolha do apartamento dos sonhos!


Conheça a empresa responsável pela obra 

Conhecer  o histórico e a experiência de mercado da empresa responsável pelo projeto e execução da obra é essencial na escolha do imóvel a ser adquirido. Essa dica vai te ajudar a evitar transtornos, pois a construção de um imóvel é um processo longo e complexo. 

Escolher uma empresa com experiência no segmento garante que os prazos sejam cumpridos e a obra seja entregue dentro do prazo previsto, além de que os materiais usados garantem durabilidade e qualidade do imóvel. 

Se a empresa responsável pela construção  já está há um bom tempo no ramo de construções, você pode entrar em contato com pessoas que adquiriram imóveis, para conhecer suas experiências e como foi a conduta da empresa. 


Planejamento financeiro

Para comprar um apartamento na planta é importante ter um bom planejamento financeiro, pois como o imóvel ainda está em fase de construção, pode ser necessário lidar com parcelas e aluguel durante um tempo, por exemplo. 

É normal que para comprar um imóvel na planta a empresa responsável exija do comprador um valor de entrada, que pode ser parcelado até a entrega das chaves.  Após a entrega das chaves, é necessário pagar o restante do valor do apartamento, podendo ser feito um financiamento para quitação total do imovel. 


Muita atenção na escolha do apartamento

No momento da escolha do apartamento é preciso observar as necessidades da sua família e levar em consideração algumas questões, como: 

  • Quantos quartos você quer que tenha o apartamento?

  • Quer no térreo ou cobertura?

  • Tem espaços para lazer, como piscina e academia?

  • Tem sacada e churrasqueira? Qual é a vista do apartamento?

  • É um local seguro?

Esses questionamentos são essenciais para que, quando o apartamento estiver pronto, atenda as necessidades da família e seja um bom negócio para você!

Além disso, ao escolher um apartamento na planta é possível personalizá-lo de acordo com suas necessidades e escolher os detalhes para deixá-lo com a sua cara. A empresa pode oferecer ao comprador a opção de personalizar o apartamento com itens como: rebaixamento em gesso, cores das tintas, utilização de materiais mais nobres como mármore, madeiras e aço inoxidável, instalação de armários e móveis planejados, com a possibilidade de mudar as divisórias de lugar.  

Essa possibilidade de personalização ainda na fase de construção economiza tempo e dinheiro e garante a satisfação do cliente. 

Fique atento a documentação

Antes de iniciar a obra e a comercialização dos imóveis, a construtora deve regularizar toda a documentação e os registros junto aos órgãos competentes, evitando que os possíveis compradores adquiram um imóvel que está irregular ou caiam em golpes. 

Diante disso, solicite esses documentos à empresa que está vendendo os imóveis, para verificar a autenticidade e regularidade. Ao adquirir um apartamento ainda na planta é essencial ter um contrato de compra e venda com todas as informações sobre a negociação e o apartamento em si. 

Este contrato deve ter informações como: tamanho do apartamento, valores, forma de pagamento e no caso de ter sido parcelado, o valor das parcelas mensais, prazo de conclusão da obra, multa por atraso e outros detalhes importantes. 

Outro documento importante que você pode exigir é o memorial descritivo, onde constam todas as informações do imóvel que você comprou, como os materiais utilizados na construção e os detalhes do acabamento. 

Deste modo, é de extrema importância ter esses documentos como forma de amparo legal, e para garantir a veracidade das informações divulgadas no momento de venda do imóvel. 


Valorização e custo benefício do imóvel

Avaliar o custo benefício do imóvel no momento da compra é importante, pois além de levar em consideração fatores como tamanho, localização, prazo de entrega e preço acessível é preciso que ele atenda as necessidades de sua família. 

Outro ponto importante é considerar o potencial de valorização e o destino que o imóvel vai ter, ou seja, se você pretende morar ou alugar. Para isso, leve em consideração o custo benefício de uma localização favorável, próxima de escolas, supermercados e do trabalho, com um espaço amplo proporcionando bem estar e segurança. 

Portanto, comprar um apartamento na planta tem suas vantagens sendo uma alternativa viável para quem está planejando comprar o imóvel dos seus sonhos. Porém, é preciso planejamento e muita atenção a todos os detalhes, para que tudo saia como o planejado!


Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre o mercado imobiliário! 

Entre em contato para conhecer as opções disponíveis, vamos te ajudar a encontrar o imóvel ideal para suas necessidades.


Favoritos
Favoritos

Precisando de Ajuda para encontrar o imóvel ideal?

Entre em Contato Conosco