Domus Imobiliária Lucas do Rio Verde e Sinop-MT, Invista Aqui!
Como reduzir a burocracia na compra do seu imóvel?

A burocracia não deve ser um empecilho, nem atrapalhar seu sonho! Continue a leitura e saiba como reduzir a burocracia na compra de um imóvel. 


A compra do imóvel desejado requer a organização da documentação necessária e outras ações burocráticas para registro do imóvel. Muitas pessoas não conhecem  ou não querem lidar com esse processo de formalização, que pode ser rápido e fácil. 

A formalização realizada de forma correta, juntamente com toda a parte burocrática, reduz as chances de algo dar errado na negociação e evita o surgimento de problemas futuros após a compra do imóvel. Continue a leitura e saiba como reduzir a burocracia para comprar seu imóvel!


Por que a compra de um imóvel tem tanta burocracia?

Ao buscar um imóvel para comprar as pessoas focam mais na parte financeira e em um imóvel que atenda às suas necessidades, esquecendo de toda a burocracia que tem por trás desse processo. 

Com a compra de um imóvel, são seguidas algumas etapas e exigências com o objetivo de garantir a segurança jurídica do vendedor e do comprador.  Não há como evitar toda essa parte burocrática na hora da compra, mas conhecer os documentos necessários, como funcionam os financiamentos e também as exigências da construtora ou imobiliária já é meio caminho andado. 

Desta forma, conhecer o processo e estar informado evita as chances de acontecer algum imprevisto que deixe o trâmite mais lento. Acompanhe algumas dicas que vão te ajudar a entender a parte burocrática de compra de um imóvel.


Documentação 

Para o andamento no processo de compra, alguns documentos são exigidos e verificar se você tem eles ajuda a minimizar as burocracias. Os documentos necessários são:

  • RG e CPF (cópia);

  • Certidão de nascimento, união estável ou casamento;

  • Imposto de Renda;

  • comprovante de renda dos últimos 3 meses;

  • certidões negativas dos vendedores e do imóvel;

  • Para quem é comerciante ou autônomo, podem ser exigidos alguns documentos específicos para compra do imóvel.  


Durante o processo de compra, dependendo do registro de imóveis de cada cidade, outros documentos podem ser solicitados. Verificar se possui todos os documentos evita irregularidades e até mesmo que a compra seja inviabilizada. 


Quais são as taxas ao comprar um imóvel?

Além da documentação para comprar o imóvel, existem algumas taxas que precisam ser quitadas para assegurar a compra e propriedade do seu imóvel. Analisar quais as taxas mais comuns e os valores a serem pagos, evita frustrações e surpresas desagradáveis. As principais taxas são:  

  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis): Imposto municipal que tem variação conforme a cidade, sendo de 2% a 3% do valor do imóvel. Busque por informações sobre a possibilidade de isenção para primeira compra.

  • Escritura: é a taxa determinada por cada estado e cidade, que deve ser paga ao Tabelionato de Notas.

  • Registro do imóvel:Corresponde a uma pequena porcentagem do valor do imóvel. Para saber com exatidão, consulte o valor na sua cidade.

  • Avaliação do imóvel: é o valor pago à instituição que está concedendo o financiamento, para que ela faça uma vistoria garantindo que o imóvel esteja dentro das condições exigidas para aprovação de crédito. 


Pré-aprovação de crédito

Se você está pensando em fazer um financiamento para comprar um imóvel, verifique qual o valor do crédito pré aprovado que você tem para usar. No caso de solicitação de pré aprovação do crédito, você tem alguns meses para utilizá-lo. É possível fazer simulações de crédito em várias instituições sem custo algum, assim você encontra o imóvel que se encaixa dentro do seu orçamento. 

Com o valor do crédito pré aprovado é possível buscar imóveis de maneira mais assertiva, para evitar a frustração de escolher um imóvel e não ter o valor aprovado pelo banco. 


Faça a negociação com uma imobiliária de confiança

A compra de um imóvel fica fácil com ajuda de um profissional, a fim de evitar as dores de cabeça em relação à burocracia envolvida. Pois a parceria entre o comprador, o banco e a imobiliária torna o processo mais ágil. Consequentemente a compra é rápida, simples e livre de empecilhos. Pesquise e escolha uma imobiliária de confiança e com profissionais capacitados.

A imobiliária Domus preza pela eficiência na hora de atender seus clientes. Com o objetivo de oferecer aos seus clientes, excelentes oportunidades de negócios, sempre visando a qualidade no atendimento, segurança nas transações e rentabilidade.

Fundada em 15 de setembro de 2011 em Lucas do Rio Verde-MT, a imobiliária Domus tem grande experiência no mercado imobiliário, e pode te auxiliar e facilitar todo o processo burocrático, com clareza, transparência e com muita facilidade!

Para você que está em busca de uma imobiliária de confiança, oferecemos serviços completos, desde a análise de documentação necessária para aquisição do imóvel até a entrega definitiva da escritura e registro do mesmo, com total assessoria nas transações imobiliárias para realização dos seus sonhos!

Assim, comprar um imóvel em Lucas do Rio Verde - MT,  pode ser mais fácil do que você imagina! Escolha a imobiliária Domus que pode te ajudar neste processo e evite dores de cabeça com toda a burocracia de comprar um imóvel.  


Portanto, com o conhecimento necessário da parte burocrática para comprar um imóvel, o processo será mais simples e rápido. Mas se você está com alguma dúvida, não hesite em procurar uma imobiliária para lhe dar toda a assessoria necessária. 

Agora que você já sabe como reduzir a burocracia para compra do imóvel, entre em contato conosco e conheça as opções disponíveis, podemos te ajudar a fazer o melhor negócio!