Domus Imobiliária Lucas do Rio Verde e Sinop-MT, Invista Aqui!
Vai comprar seu primeiro imóvel? Listamos 6 erros que você não pode cometer no momento da escolha

Não deixe a emoção do momento e a falta de experiência atrapalhar a compra do seu primeiro imóvel. Conheça os 6 erros que você não pode cometer!

Comprar o primeiro imóvel é dar um grande passo para realização de um sonho, mas essa etapa exige planejamento e calma. Atualmente no mercado imobiliário existem várias opções e possibilidades para aquisição do primeiro imóvel, mas é necessário considerar alguns fatores que muitas vezes não são observados. 

Devido à falta de experiência e ao calor da emoção, muitos compradores podem cometer erros na hora de comprar seu primeiro imóvel. Confira os 6 erros que você não pode cometer na hora de comprar seu primeiro imóvel!

Não pesquisar o suficiente antes de comprar  

Um dos erros mais comuns na hora de comprar um imóvel é agir pela emoção e não pesquisar o suficiente antes de comprar. Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muitas pessoas que querem sair do aluguel, mas esse investimento a longo prazo deve ser pensado e planejado para evitar problemas e arrependimentos futuros. 

Faça uma pesquisa levando pontos importantes que o imóvel deve ter como: quantidade de quartos, metros quadrados, vaga de garagem, com mobília ou sem mobília, se tem sacada, churrasqueira, espaços para lazer, qual a localização, segurança, entre outros. 

O imóvel precisa atender às suas necessidades e de sua família, por isso faça uma avaliação do valor médio do metro quadrado da região onde você quer comprar um imóvel, a possibilidade de valorização, as taxas e despesas envolvidas e se a documentação está em dia.  

Não agir pela emoção e impulso garante que você não faça um negócio ruim. Para auxiliar na busca pelo imóvel dos sonhos, você pode contar com a ajuda de corretores de imóveis, conversar com a vizinhança da região, visitar o imóvel em horários diferentes para entender como é a rotina, o barulho e quais são os serviços e comércios próximos. 

É interessante obter o máximo de informações possíveis, por isso visite mais que um imóvel, coloque no papel o custo benefício de cada um, se a localização é favorável e segura para sua família. Agir com a razão em vez da emoção, evita que o sonho de comprar o primeiro imóvel seja frustrante. 

Visitar o imóvel apenas uma vez

Comprar o primeiro imóvel mexe tanto com o emocional, que muitas pessoas visitam o local apenas uma vez e já fecham negócio no mesmo dia. Escolher o imóvel que você vai morar pelos próximos anos exige que você conheça ele muito bem, para decidir se é o que você realmente está buscando. 

Não tenha medo ou vergonha de visitar o imóvel mais de uma vez e conhecer cada parte dele, como também as ruas próximas, e entender as vantagens e desvantagens de morar naquele imóvel. 

Comprar sem planejamento financeiro

Muitas pessoas agem pela emoção e sem planejamento financeiro, comprando um imóvel que não terá condições de pagar até o final. Ao fazer um financiamento e ter aprovação do crédito, o comprador já quer fechar negócio e assinar o contrato, sem levar em consideração a taxa de juros, o valor das parcelas e o valor total. 

O ideal é analisar se o valor do imóvel está dentro do que você está disposto a pagar. Caso contrário busque por imóvel que não comprometa seu orçamento. Além disso, é mais seguro ter parcelas baixas, que não te deixam preocupado todo mês, do que parcelas altas, que tiram seu sossego. 

Faça um planejamento financeiro baseado nos seus ganhos e gastos mensais, tendo uma reserva de emergência para imprevistos que possam surgir. Outra dica importante é gastar menos do que você recebe, ou seja, comprometa apenas uma parte do que você ganha mensalmente. 

Não considerar as taxas e despesas extras

O planejamento financeiro para comprar um imóvel deve incluir as taxas e despesas que você terá ao adquirir aquele imóvel. 

Para quem pensa em comprar imóveis na planta, é preciso considerar o INCC (Índice Nacional de Custos na Construção) e os gastos para fazer o registro e escritura do imóvel. Já para imóveis que estão construídos tem o ITBI ( Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), mais o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), que é cobrado anualmente.

Para quem deseja comprar um apartamento, não esqueça de considerar as taxas de condomínio, para custear a manutenção de áreas comuns e de funcionários. Além disso, lembre-se das taxas com energia elétrica, telefone, internet, custos de transporte e outros custos adicionais.     

Não avaliar o histórico da construtora ou imobiliária

Por ser a compra de seu primeiro imóvel e envolver um alto valor para sua aquisição, avalie o histórico da construtora ou imobiliária envolvidas na negociação. Busque saber mais sobre a empresa que está ofertando o imóvel, se ela é conceituada, se cumpre com os prazos de entrega, e qual o nível de satisfação dos clientes que fecharam negócio com eles. 

Outro ponto importante é conferir se a construtora ou imobiliária tem autorização para comercialização dos imóveis, se o corretor tem registro (CRECI), e se o imóvel ofertado não tem pendências.  

Não ler o contrato atentamente

É preciso muito cuidado ao assinar um contrato, por isso em hipótese nenhuma assine um contrato sem fazer a leitura completa dele, principalmente das letras miúdas. 

Leia toda a documentação com muita atenção e verifique se seus dados estão corretos, se os valores e a forma de pagamento descritos estão de acordo com o que foi acordado. 

Faça uma leitura minuciosa de todas as cláusulas, pois algumas empresas podem colocar cláusulas abusivas que diminuem suas obrigações e te deixam exposto a riscos sem necessidade. 

Se ao fazer a leitura, você não conseguir entender alguma cláusula ou termo descrito, busque por ajuda de um profissional da área, como o corretor ou até mesmo por uma assessoria jurídica, para evitar problemas futuros.   


Portanto, ao pensar em comprar seu primeiro imóvel, tenha atenção, planejamento e tempo para evitar esses erros que muitos compradores cometem. Assim você poderá comprar seu imóvel com tranquilidade e segurança, sem surpresas e chateações.

E agora, está mais tranquilo para comprar seu primeiro imóvel? Entre em contato conosco que podemos te auxiliar!