Domus Imobiliária Lucas do Rio Verde e Sinop-MT, Invista Aqui!
Casa ou apartamento: entenda os pontos positivos de cada um

Ter um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas, mas qual é a melhor opção a escolher: casa ou apartamento? Conheça os pontos positivos de cada um deles!


Ter um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas que pagam aluguel. A escolha de um local para viver não é uma tarefa fácil, pois cada imóvel tem suas características e peculiaridades.

E muitas vezes pode surgir a dúvida: é melhor investir em uma casa ou apartamento? Saber quais são os pontos positivos de cada um é essencial para definir qual deles atende as necessidades, anseios e demandas de cada família.  

Afinal, são tipos de imóveis bastante distintos entre si, dividindo opiniões e preferência no mercado imobiliário. Cada um destes imóveis tem suas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes de fazer a escolha para evitar futuras frustrações. Por isso, continue a leitura e entenda quais os pontos positivos de cada um! 


Casa ou apartamento?

Cada um desses imóveis tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração no momento de fazer a melhor escolha. Por muito tempo, as casas eram mais procuradas quando se falava em adquirir o próprio imóvel, por abrigar famílias maiores e mais tradicionais. 

Já o apartamento vem ganhando espaço no coração de muitas pessoas, principalmente os mais jovens, que estão começando a vida ou estão mais focados para o lado profissional. 

Uma casa possui a vantagem de ter área externa particular, ideal para quem tem crianças, animais de estimação e plantas. Já no apartamento pode-se aceitar animais de estimação e ter áreas de lazer diferenciadas. 


Pontos positivos de morar em uma casa

As casas são uma boa opção para quem busca por privacidade e liberdade. Confira os pontos positivos de comprar este imóvel:

  • Espaço: As casas costumam possuir um espaço mais amplo do que os apartamentos (apesar de ser possível escolher um apartamento maior também). A área externa possibilita ampliações do imóvel, fazer uma piscina, ter animais de estimação e espaços para crianças brincarem ao ar livre. Outra vantagem é ter garagem para mais de um veículo, ao contrário dos apartamentos, onde normalmente as vagas são limitadas e fixas.  

  • Privacidade: O espaço é seu, e você pode fazer o que quiser conforme seu estilo de vida e seus gostos. Não é preciso seguir regras como nos condomínios, você estabelece sua rotina de casa, e não precisa dividir o seu espaço com os vizinhos. Além disso, você pode ficar mais tranquilo ao receber seus amigos e familiares, sem a preocupação de incomodar os vizinhos. 

  • Liberdade: Não há taxas de condomínio a pagar e se precisar fazer alguma reforma e manutenção você não precisa da aprovação de outras pessoas. 

  • Segurança: As casas não contam com uma portaria para fazer a segurança, mas podem ser instaladas câmeras de monitoramento, instalação de alarmes ou a contratação de uma empresa do ramo para fazer a segurança se for necessário. 

São inúmeras as vantagens de comprar uma casa para morar, principalmente para quem busca conforto e liberdade, com as suas próprias regras. É ideal para fugir de elevadores e escadas, tendo mais contato com a natureza, com plantas e animais. 


Pontos positivos de morar em um apartamento

Para quem busca morar em um local seguro, o apartamento é uma excelente opção. Conheça os pontos positivos de adquirir um apartamento: 

  • Segurança: Para garantir a segurança dos moradores, os apartamentos podem ter portaria, para controlar a entrada e saída de pessoas, pois só tem acesso aos apartamentos quem tiver a chave ou senha para entrar no condomínio. Dificilmente alguém conseguirá acessar o apartamento pulando uma janela, ou entrando pelo acesso principal sem ser pelo porteiro e as câmeras de vigilância que garantem que todos os moradores estejam protegidos.

  • Preço mais acessível: O custo de aquisição de um apartamento pode ser menor que de uma casa, pois o valor do terreno será dividido entre os proprietários. Além disso, as condições de pagamento permitem que você financie o imóvel com condições diferenciadas.  

  • Fácil manutenção: Tanto casa como apartamento exigem que seja feita manutenção, mas no apartamento as despesas, como pintura externa e manutenções em geral,  são divididas entre todos os moradores. Possíveis problemas que possam ocorrer podem ser resolvidos pelo síndico, e posteriormente serão cobrados na taxa do condomínio.  

  • Espaços para lazer e contato social: Os apartamentos também contam com espaços para lazer e diversão para toda família, como piscina, churrasqueira, parquinho, quadra para praticar esportes e salão de festas para receber amigos e familiares. Para quem tem filhos, a área social pode ajudar na socialização de crianças, por garantir maior segurança. 

As vantagens de quem busca praticidade e um local fácil de cuidar com muita segurança, fez a busca por apartamentos aumentar. 


Para fazer a melhor escolha no momento da compra, leve em consideração fatores como preço, localização, segurança e espaços para lazer. Além disso, pense se o imovel atende suas necessidades e preferências, se é o que você queria como um lar, pois cada um tem seus gostos e peculiaridades para considerar. 

Ficou um duvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco e conheça todas as opções disponíveis.